segunda-feira, julho 7, 2025
Websites
HomeCidadeVacina contra meningite ACWY passa a ser aplicada nas UBSs de Barueri

Vacina contra meningite ACWY passa a ser aplicada nas UBSs de Barueri

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Nos casos mais graves, a doença pode matar em menos de 24 horas e a vacina é a principal forma de prevenção

A Prefeitura de Barueri divulgou que, desde o dia 1º/7, as UBSs da cidade passaram a aplicar a vacina meningocócica ACWY.

O imunizante protege contra quatro sorotipos da meningite, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, entre outros, e pode levar até à morte.

Entre os sintomas da doença estão febre alta e persistente, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, sensibilidade à luz, rigidez na nuca caracterizada pela dificuldade ou dor para encostar o queixo no rosto, confusão mental e sonolência, aparecimento de manchas vermelhas ou roxas na pele, em casos de meningite meningocócica. Nos casos mais graves, a doença pode matar em menos de 24 horas e a vacina é a principal forma de prevenção.

O novo esquema vacinal, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, inclui reforço aos 12 meses e dose para adolescentes. Devem ser ministradas duas doses da vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses de idade; uma dose de reforço com a vacina ACWY aos 12 meses; e dose única ou reforço com a vacina ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos, conforme o histórico vacinal.

A doença causa uma inflamação das meninges, que são membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal e as meningites bacterianas são mais recorrentes no outono e no inverno, e as virais, no verão e na primavera.

Postagens Relacionadas

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!