São cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais para pessoas com mais de 60 anos
A Universidade de São Paulo (USP) divulgou a abertura de inscrições para o primeiro semestre de 2025 do programa USP 60+, que disponibiliza mais de 4,3 mil vagas gratuitas para cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais para pessoas com mais de 60 anos.
O programa, que está na sua 59ª edição, já existe há 31 anos e foi desenvolvido pela professora Ecléa Bosi, em 1994, com a iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
A universidade disponibiliza mais de 300 atividades em diversas áreas do conhecimento como empreendedorismo; história da música; redação publicitária; direito constitucional; produção audiovisual em comunicação digital; cultura e educação afro-brasileira e indígena; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e estudo da defesa do consumidor, oferecidas em diversos campi da USP nas cidades de Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Além disso, também serão oferecidas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, ioga, condicionamento físico e capoeira, e ações culturais como oficina de teatro, coral, baleias e golfinhos para 50+ e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas destas atividades complementares as inscrições deverão ser realizadas ao longo do semestre.
Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e para atividades complementares o período pode variar ao longo do semestre. Não é necessário vínculo com a universidade, bastando que os interessados tenham a idade mínima para a participação.
As inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, 3/2, e podem ser feitas pelo site do programa, onde a relação completa de atividades pode ser consultada no link https://prceu.usp.br/usp60/.
Sensação de Fatalidade Iminente: Como a Hipnoterapia Pode Ajudar a Superar a Ansiedade