Problema ocorreu perto da estação Socorro da Linha-9 Esmeralda da ViaMobilidade e provocou imensas filas e a superlotação dos vagões
Um trilho que partiu perto da estação Socorro da Linha-9 Esmeralda da ViaMobilidade, afetou a operação dos trens na terça-feira, 23/7, prejudicando milhares de passageiros.
A falha no equipamento aconteceu às 5h40, ocasionando imensas filas e a superlotação dos vagões. Os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em toda a linha, com normalização da atividade apenas às 8 horas.
A ViaMobilidade alega que acionou 30 ônibus do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para reforçar o atendimento no trecho entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Santo Amaro.
Na segunda-feira, 22/7, leitores do BnR relataram que a falha em um trem na estação Palmeiras-Barra Funda, por volta das 17h30, horário de pico, provocou uma superlotação na plataforma, com normalização somente às 18 horas.
Também neste mês, no dia 4/7, um trem da concessionária foi flagrado circulando com uma das portas abertas. As reclamações dos usuários de ambas as linhas administradas pela ViaMobilidade Linha 9-Esmeralda e Linha 8-Diamante, são corriqueiras. Desde o início da concessão, em janeiro de 2022, a empresa acumula uma série de problemas.
Diante das inúmeras falhas, a empresa assinou um acordo com o MP em novembro de 2023, e se comprometeu a investir quase R$ 800 milhões em melhorias.