Vídeos mostram teto do trem em chamas e pessoas apavoradas gritando e evitando contato com partes de metal temendo descargas elétricas
Um trem da nova frota da ViaMobilidade na Linha 9-Esmeralda apresentou falha e princípio de incêndio na noite de segunda-feira, 14/10, colocando em risco a segurança dos usuários.
Quando a composição parou na estação Granja Julieta, todas as luzes se apagaram. Na sequência, um dos pantógrafos, que é o equipamento que capta a energia elétrica dos cabos de ligados às composições, pegou fogo.
Vídeos gravados pelos passageiros mostram o teto do trem em chamas, as pessoas em pânico, gritando e evitando contato com as partes de metal da composição, com medo de serem eletrocutadas.
Os passageiros foram retirados pelos funcionários da concessionária, que isolaram o local. A ocorrência impactou a operação dos trens entre as estações Osasco e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal.
O trem que pegou fogo pertence à Série 8900 de novos trens fabricados pela Alstom no interior de São Paulo. O contrato entre a fabricante e a ViaMobilidade contempla 36 composições para atender a Linha 8-Diamante e Linha 9-Esmeralda, ambas operadas pela concessionária,
Questionada sobre o ocorrido, a ViaMobilidade, que acumula reclamações relacionadas a trens muito cheios, falhas elétricas, descarrilamentos, paradas muito demoradas, entre outras, publicou uma nota alegando que não houve feridos e que agentes de segurança auxiliaram na saída dos passageiros.
“Na noite desta segunda-feira foi registrado princípio de incêndio em uma das composições da Linha 9-Esmeralda na região da Estação Granja Julieta, e que foi prontamente apagado. Os clientes foram atendidos em segurança pelos agentes de atendimento da concessionária e seguiram viagem em outra composição. Neste momento, ocorre operação em via única entre as estações Granja Julieta e Morumbi, com intervalos maiores no local.”