Chuva forte causou transtornos em todas as regiões da cidade, incluindo o Jardim Silveira, onde o piscinão já está em funcionamento mas não conteve o volume da água
O temporal que caiu sobre Barueri no fim da tarde dessa segunda-feira, 20/2, deixou pessoas ilhadas, alagou bairros como o Boa Vista, Centro, Jardim Belval, Jardim Silveira, Jardim Paulista, Jardim São Pedro, Engenho Novo, Tamboré e Vale do Sol, onde volume de água invadiu residências.
A chuva começou por volta das 18h30, quando o céu ficou encoberto por nuvens escuras, e em minutos chegou até a região central de Barueri, onde estava sendo realizado o desfile de carnaval das escolas de samba da cidade. Pessoas que assistiam ao evento tentaram se abrigar nas tendas que estavam no local, mas o vento forte fez com que a chuva não poupasse ninguém e chegou a virar uma das estruturas onde estavam alguns espectadores do desfile.
No Vale do Sol, uma residência foi invadida pela água barrenta, que atingiu altura de móveis, como camas, guarda-roupa. “É uma desgraça atrás da outra”, disse o morador. No Jardim Silveira, onde 80% das obras do piscinão estão concluídas, as ruas foram tomadas pela água, que não foi contida, deixando pessoas ilhadas e carros submersos. O bairro está totalmente isolado, já que o terminal ficou completamente alagado. Os acessos estão interditados pelas águas, obrigando quem precisa sair, entrar ou passar pelo local, a procurar rotas alternativas.
O mesmo aconteceu na região central de Barueri. Além das pessoas que estavam no desfile em frente ao Ginásio José Correia, quem passava pela rua Henriquieta Mendes Guerra também ficou ilhado. Na avenida Marginal Direita e avenida Marginal Esquerda, no Jardim Paulista, a água corria em correnteza pelas ruas. No Boa Vista, motoclistas tiveram que empurrar as motos dentro da água, que subiu e causou alagamento.
No Jardim Tupanci, as ruas em torno da praça Giácomo ficaram completamente tomadas pela água barrenta, impedindo que pedrestes e motoristas passassem. Moradores do Jardim Paulista também viveram momentos de tensão quando carros ficaram submersos e um parque de ativades físicas ficou completamente coberto pela enchente que atingiu o bairro. Quem estava no local relatou que não era possível ver o asfalto, tamanha a quantidade de água nas ruas.
Lixeiras que ficam nas ruas do Jardim São Pedro foram levadas pela enxurrada e o volume da chuva ilhou quem estava fora de casa. A mesma cena foi flagrada no Engenho Novo, e no Jardim Maria Helena, segundo relatos enviados ao Barueri na Rede, o muro da Fieb Dagmar Ribas Trindade cedeu e caiu sobre o carro de um dos moradores vizinhos da escola. “Estamos há mais de uma hora esperando a Defesa Civil e nada. Já pedimos para ser tomada uma providência para que isso tivesse sido evitado”.
Veja compilado de vídeos flagrando as enchentes em diversos bairros de Barueri
Carros são atingidos por muro da Fieb que caiu devido à forte chuva
Casa é invadida por água e barro levados por enxurrada no Vale do Sol
Marginal Direita é tomada por água da chuva
Homem fica no meio de alagamento no centro de Barueri
Região central fica tomada pela água da chuva
Motoristas ficam ilhados em Barueri
Alagamento em uma das principais avenidas de Barueri
O proprietário do veículo atingido ficou na rua desde o acidente, que aconteceu por volta da 18h50 esperando alguém aparecer. “A GCM veio, olhou e foi embora”, contou ao BnR uma moradora vizinha à escola, que afirmou que outro carro também foi atingido pelo muro.
Moradores publicaram diversos vídeos nas redes sociais com os estragos da chuva e marcando a prefeitura, Secretaria de Obras e a Defesa Civil da cidade. “Esse aqui é o trabalho da prefeitura de Barueri. Cadê as obras que você falou que ia fazer no bairro do São Pedro?”, uma moradora fala durante a filmagem da rua tomada pela água e pelo bairro. “Prefeitura de Barueri de parabéns, como sempre”, disse outra leitora que encaminhou um vídeo ao BnR.