Processo seletivo oferece até 5 mil vagas com salário de R$ 5,5 mil e as provas serão aplicadas em novembro
As inscrições para o processo seletivo simplificado de professores para o Ensino Médio técnico da rede estadual paulista foram prorrogadas até o dia 28/8. Com isso, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) também alterou a data das provas objetiva e discursiva, agora marcadas para 2/11. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/
O processo oferece até 5 mil vagas temporárias para profissionais com formação em bacharelado, licenciatura ou cursos tecnológicos. Também podem se candidatar especialistas com experiência comprovada no setor produtivo que desejem lecionar em cursos técnicos do itinerário de formação profissional a partir de 2026.
A remuneração prevista é de R$ 5.565,00 para uma jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de carga horária reduzida. Todas as informações estão detalhadas no edital, disponível no Diário Oficial do Estado.
As oportunidades abrangem os seis eixos tecnológicos disponíveis nas escolas estaduais: Gestão e Negócios (administração, logística e vendas), Saúde (enfermagem e farmácia), Tecnologia da Informação (ciência de dados, desenvolvimento de sistemas e robótica), Recursos Naturais (agronegócio), Turismo, Hospitalidade e Lazer (hospedagem) e Controle e Processos Industriais (eletrônica).
A seleção será dividida em quatro fases, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, prova prática, que compreende o envio de uma vídeoaula de 5 a 7 minutos, entre os dias 2 e 30/9 e avaliação de títulos.
Durante a inscrição, o candidato poderá escolher até duas diretorias de ensino para eventual contratação, além de um ou dois eixos temáticos, desde que não haja sobreposição de horários nas provas.
Os selecionados atuarão em escolas pertencentes a uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino do estado e receberão suporte pedagógico da Seduc-SP, incluindo material didático estruturado, planejamento de aulas e formação continuada.
O processo conduzido pela FGV é exclusivo para docentes que pretendem trabalhar, temporariamente, nos cursos técnicos do Ensino Médio. Candidatos que participaram das seleções de 2023 ou 2024, mas não assinaram contrato, devem se inscrever novamente. Já quem mantém vínculo ativo em 2025 não precisa participar desta nova edição.
Para interessados em atuar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental ou em componentes da formação geral básica (FGB) e itinerários de exatas e humanas do Ensino Médio, o processo é realizado separadamente pela Fundação Vunesp. As inscrições para a seleção referente ao ano letivo de 2026 foram encerradas em junho, e as provas ocorrerão em agosto.
Aprovados em ambos os processos poderão assumir as funções, desde que haja disponibilidade de vagas e seja possível conciliar os contratos.