Painel criado pela secretaria da Saúde permite acompanhar expansão da doença pelo estado;este ano, já foram registradas 33 mortes
A secretaria estadual da Saúde disponibilizou um painel digital que permite o acompanhamento semanal da febre amarela no estado. A iniciativa visa ampliar o acesso da população às informações sobre a circulação do vírus, além de reforçar a importância da vacinação como única forma de prevenção.
A plataforma pode ser acessada pelo endereço https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/febre-amarela e apresenta dados detalhados sobre a doença desde 2007, incluindo notificações, confirmações, mortes e taxas de letalidade. Os registros estão organizados por ano, semana epidemiológica, faixa etária, sexo, método diagnóstico e local provável de infecção.
Também estão incluídas no painel as suspeitas em primatas não humanos (PNH), com informações sobre número de notificações, confirmações, espécies atingidas e tipos de amostras colhidas para análise laboratorial.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida por vetores, que pode ser fatal. Os principais sintomas incluem febre alta repentina, calafrios, dores de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. A vacinação continua sendo a principal estratégia de proteção.
De acordo com os dados mais recentes, em 2024 o estado registrou cinco casos da doença em humanos, com dois óbitos. Entre os primatas, foram 33 notificações e 16 mortes confirmadas. Mas em 2025, até quinta-feira, 31/7, São Paulo contabiliza 62 infecções em humanos e 33 mortes.
Para tirar dúvidas sobre a vacinação, o governo paulista também lançou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne respostas para as perguntas mais frequentes feitas nos buscadores sobre vacinas, seus efeitos, eficácia e riscos da não imunização. O site está disponível em www.vacina100duvidas.sp.gov.br.