Entidade estimula estabelecimentos do ramo a abandonar a plataforma de entrega em apoio ao movimento dos entregadores
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes) de Osasco, Alphaville e Região, passou a integrar uma campanha que estimula que os estabelecimentos do ramo deixem de utilizar o iFood, plataforma de entrega de comidas e outros itens.
Encabeçada pela Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP), a campanha surgiu após a paralisação nacional dos entregadores por aplicativo, no dia 31/3, que pleiteava melhores condições de trabalho e aumento na remuneração.
Atualmente, a plataforma iFood lidera o mercado de delivery, com cerca de 90% da atuação no ramo, o que vem prejudicando os restaurantes, bares e demais empresas do ramo, que lidam com taxas que consideram altíssimas. Além disso, restaurantes percebidos como inseguros e pouco rigorosos podem se cadastrar livremente, o que afeta os demais estabelecimentos que seguem determinados padrões de qualidade, já que não são exigidos para o cadastro alvarás de funcionamento ou sanitários, o que também representa um risco à saúde pública.
A plataforma também é criticada por falhas na gestão de fraudes e se vê ameaçada pela concorrência. No dia 5/5, a Rappi divulgou a isenção de tarifas para os estabelecimentos pelos próximos três anos, proposta que é bastante atrativa. Também a 99Food passou a oferecer isenção durante dois anos de parceria, o que pode significar uma brecha para que o monopólio do iFood seja quebrado por outras empresas de entrega.