Criada em 1888 para comemorar o fim da escravidão, festa reúne reza cabocla, missa, procissão e apresentações de samba de bumbo
A 138ª Festa de Cururuquara, em Santana de Parnaíba, criada em 1888, que comemora a abolição da escravatura, será realizada no sábado, 17/5. .
Com início às 17 horas, a tradicional festa que faz um importante resgate histórico-cultural, começa com a Reza Cabocla. Na sequência, a procissão será realizada às 18 horas, com celebração da missa solene às 19 horas. O levantamento do mastro será às 20 horas e a partir das 21 horas começam as apresentações do samba de bumbo, que vão até as 2 horas da madrugada.
A festa religiosa centenária é realizada em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Carmo e em comemoração ao fim da escravidão no Brasil. O evento reúne reza cabocla, missa e procissão. O caráter cultural do evento é manifestado por apresentações de samba de bumbo lideradas pelo grupo Samba do Cururuquara, composto, em sua maioria, por descendentes de escravizados viveram na região. O som do bumbo embala os participantes da festividade.
Grupos conhecidos como o 13 de Maio, de Santana de Parnaíba; Samba de Dona Aurora, de Vinhedo; Samba Nestão Estevam, de Mauá; e Samba de Bumbo de Itu, participarão do evento.
O local da festa será a Capela de São Benedito, localizada no largo das Palmeiras, 152, com acesso pela rodovia Castelo Branco, km 39,5, sentido capital.