Ação de contingência se dá por conta do nível abaixo do ideal nos reservatórios que abastecem as cidades da Grande São Paulo
A partir dessa quarta-feira, 27/8, a Sabesp vai reduzir a pressão de água nas torneiras dos consumidores da Grande São Paulo, que inclui cidades da região oeste como Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Osasco. A medida, determinada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), tem como objetivo prevenir a falta crônica de abastecimento de água por conta do nível abaixo do ideal nos reservatórios que atendem a região.
A redução da pressão de água, que pode causar falta de abastecimento em locais mais altos e distantes, acontecerá à noite e na madrugada, não superando 8 horas de operação. A Sabesp garante que no início da manhã o abastecimento estará normalizado, e que a medida visa reduzir o volume de perdas com vazamentos nas tubulações subterrâneas. O cálculo é que a economia deverá chegar a 4 mil litros por segundo.
A ação é semelhante à adotada durante a crise hídrica ocorrida entre 2014/2015. O plano de contingência e prevenção da Sabesp também envolve infraestrutura instalada para trazer água de outros mananciais.
Diante dos eventos climáticos, cenário de chuvas abaixo do esperado e da variação no nível dos mananciais, a Sabesp adotará as manobras operacionais temporariamente. Segundo a companhia, imóveis residenciais que possuem caixa d’água não devem sentir os efeitos dessa ação.