segunda-feira, outubro 20, 2025
HomeCidadeSabesp aumenta período com menor pressão de água nas torneiras

Sabesp aumenta período com menor pressão de água nas torneiras

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Nova ação de contingência se dá por conta do nível abaixo do ideal nos reservatórios que abastecem as cidades da Grande São Paulo

A Sabesp aumentou o período em que reduz a pressão de água nas torneiras dos consumidores da Grande São Paulo, que inclui cidades da região oeste como Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Osasco. O intervalo, que antes era de 8 horas, agora é de 10 horas, a partir da noite e na madrugada.

As novas medidas restritivas foram adotadas a fim de preservar os níveis do Sistema de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, administrado pela Sabesp – que apresentou variações negativas no armazenamento entre os dias 17 e 18/9. O volume total caiu de 33% (641,83 hectômetros cúbicos) para 32,8% (637,55 hm³), refletindo uma redução de 0,2 ponto porcentual.  Esse o menor volume para a data desde 2015, quando a região sofreu com uma crise hídrica histórica. Em 18/9 daquele ano, os reservatórios operaram com apenas 11,6% do volume total.

A redução da pressão de água pode causar falta de abastecimento em locais mais altos e distantes. A Sabesp garante que no início da manhã o abastecimento estará normalizado, e que a medida visa reduzir o volume de perdas com vazamentos nas tubulações subterrâneas. O cálculo é que a economia deverá chegar a 4 mil litros por segundo.

Economize!

Para economizar água, feche a torneira ao escovar os dentes e ensaboar as mãos, use a vassoura em vez da mangueira para lavar calçadas, diminua o tempo no banho e verifique se há vazamentos em torneiras e vasos sanitários. Além disso, reaproveite a água da máquina de lavar roupa para outras tarefas e colete a água da chuva.

Use as máquinas de lavar louça e roupa com a capacidade máxima: espere acumular o máximo para usar.

 

 

 

Postagens Relacionadas

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!