O governo do estado de São Paulo divulgou a abertura de 3.455 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos e presenciais de qualificação profissional do Qualifica SP, distribuídos entre 39 municípios.
Os cursos serão ministrados em três turnos: manhã, tarde e noite e há opções para para jovens e adultos com idades entre 25 e 59 anos, na modalidade Novo Emprego (NE), com 205 vagas para o curso de almoxarife, 210 vagas para gestão de pessoas, 60 vagas para gestão financeira, e 505 vagas em logística; na modalidade Meu Primeiro Emprego (MPE), voltado para pessoas com idades entre 16 e 24 anos, há 475 vagas para auxiliar administrativo, 165 vagas para o curso de Inglês e 180 vagas para o pacote de informática.
As inscrições dos cursos, que são voltados para a introdução e recolocação de profissionais no mercado de trabalho,
Para se inscrever é necessário ser alfabetizado, residir no estado de São Paulo, e ter idades de acordo com a modalidade de curso pretendida. Em caso de haver mais candidatos do que vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
Os alunos serão convocados por e-mail e deverão comparecer à unidade do Qualifica SP escolhida para confirmar a matrícula entre os dias 18 e 23/8, e o início das aulas está previsto para 25/8.
Os alunos que tiverem no mínimo 75% de presença nas aulas, receberão o certificado de conclusão.