segunda-feira, outubro 20, 2025
HomeCidadeQualidade do Tietê em Barueri é “péssima”, segundo SOS Mata Atlântica

Qualidade do Tietê em Barueri é “péssima”, segundo SOS Mata Atlântica

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Conclusão é da mais recente edição do estudo “Observando o Tietê”; dia 20/9 é comemorado o Dia do Rio Tietê

Na mais recente edição do estudo “Observando o Tietê”, lançado às vésperas do Dia do Rio Tietê, em 22 de setembro, a Fundação SOS Mata Atlântica aponta resultados ainda preocupantes para a qualidade do maior rio paulista. O trecho mais preocupante abrange a Capital e a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Barueri, cuja classificação está como “péssima”.

Embora a extensão de água imprópria para usos múltiplos (a “mancha de poluição”) tenha diminuído de 207 km em 2024 para 174 km em 2025, numa redução de 15,9%, o número de pontos monitorados classificados como de boa qualidade teve uma redução significativa. Caíram de três para apenas um (1,8%), enquanto a maioria se manteve entre as categorias regular (61,8%), ruim (27,3%) ou péssima (9,1%). Mais uma vez, não houve pontos classificados como ótimos.

No total, foram analisados 55 pontos em 41 rios da bacia do Tietê, com base no Índice de Qualidade da Água (IQA) – indicador que considera parâmetros físicos, químicos e biológicos (como oxigênio dissolvido, coliformes fecais, turbidez, fosfato, nitrato), além de pH, e classifica a água em cinco categorias (ótima, boa, regular, ruim ou péssima).

A bacia do Tietê abrange 265 municípios, em um total de mais de 9 milhões de hectares – 79% inseridos no bioma Mata Atlântica. Com 1,1 mil quilômetros da nascente à foz, o Tietê atravessa o estado de São Paulo de leste a oeste e corta áreas urbanas, industriais, de geração de energia hidrelétrica e de produção agropecuária. Barueri está localizada na porção final da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, onde o rio Tietê já apresenta uma significativa mancha de poluição.

 

Postagens Relacionadas

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!