Instituição de média e alta complexidade é resultado de parceria entre o município e o governo estadual
A prefeitura de Barueri anunciou para segunda-feira, 23/12, às 10 horas, a inauguração do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes. O hospital é resultado de uma parceira entre o município, que ofereceu o terreno e o prédio, e o estado, que forneceu os equipamentos e vai arcar com a gestão da instituição. É esperada a presença do governador Tarcísio de Freitas no evento, mas até o domingo a atividade não constava de sua agenda.
Por pelo menos dois anos houve a expectativa de entrada em funcionamento do equipamento e havia a perspectiva de que ele pudesse ter sido inaugurado durante este ano, mas foi necessário cumprir procedimentos administrativos que não permitiram a entrada em funcionamento antes.
No início do ano, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) organização social ligada ao Hospital Sírio-Libanês, da capital, venceu a disputa pela gestão do Regional.
O hospital terá atendimento de média e alta complexidade e atenderá pacientes de todo o estado, com prioridade para moradores da região. Ele está instalado na avenida Aníbal Correia, no Parque Viana.
O Hospital Regional terá oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), pronto atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas de tomografia e ressonância magnética; e 50 leitos de UTI.
Apesar de manter o nome Rota dos Bandeirantes, no futuro o hospital deverá se chamar Rubens Furlan Filho. Projeto nesse sentido já foi enviado por Tarcísio de Freitas à Assembleia Legislativa.