Exposição dos bonecos gigantes que são uma tradição de décadas na cidade vizinha será aberta em 2/8 e vai até o fim de agosto
Em celebração ao Mês do Folclore, a Praça das Artes recebe a exposição “Os Cabeções de Santana de Parnaíba”, a partir de 2/8. A mostra presta tributo a uma das manifestações culturais mais emblemáticas do carnaval paulista, marcada por bonecos gigantes feitos artesanalmente com papel jornal e cola de trigo.
Esses personagens, símbolo do patrimônio imaterial local, atravessam gerações e hoje seguem vivos graças ao trabalho do artista plástico Miguel Villar. Ele aprendeu a técnica com mestres como João Santana Leite e, atualmente, além de mantê-la viva, amplia sua representatividade ao incluir elementos do folclore brasileiro, da cultura afro-indígena e homenagens a personalidades regionais.
Com reconhecimento além das fronteiras nacionais, os Cabeções desfilam tradicionalmente em blocos carnavalescos como o Grito da Noite e o Coisa Nossa, este último, liderado por Villar, que mantém seu ateliê no centro histórico de Santana de Parnaíba.
A exposição será inaugurada no dia 2/8, às 15 horas, e poderá ser visitada gratuitamente até 30/8, de segunda a sábado. A Praça das Artes fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, no Jardim dos Camargos.