Animais adultos e filhotes viviam em condições precárias e o local usava medicamentos vencidos e mantinha um cemitério clandestino
Uma operação policial realizada a partir de denúncias anônimas flagrou na quinta-feira, 26/6, no Parque Santa Teresa, em Carapicuíba, um canil acusado de maus-tratos e comércio ilegal de cães.
Os policiais cumpriram mandado judicial para entrar no local, onde foram encontrados 60 cães mantidos em condições precárias, incluindo filhotes, das raças buldogue francês, pastor-de-shetland, collie e spitz alemão, Também foi encontrado um cemitério clandestino no imóvel.
Durante a abordagem, Roberto Teixeira, responsável pelo canil, negou irregularidades e afirmou ser criador autorizado, mas não apresentou registro oficial nem autorização para venda dos animais, que eram oferecidos na plataforma OLX.
A vigilância sanitária aplicou multas por uso de medicamentos vencidos e descarte inadequado. Agora, a polícia investiga suspeitas de maus-tratos, como apontado por testemunhas da vizinhança, falta de cuidados veterinários e comércio clandestino, que é crime ambiental.
Os animais foram encaminhados para avaliação de saúde no Instituto Caramelo, onde receberão cuidados antes de serem encaminhados para adoção.
Roberto teve prisão preventiva decretada. A pena para o crime de maus-tratos a cães e gatos é de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.