Ação criminosa criava promessas irreais de lucro fácil usando uma falsa plataforma de investimentos denominada “Plano de Riqueza Morgan”
A operação Bull Trap contra um esquema de fraudes financeiras, coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais de São José dos Campos e deflagrada pela Polícia Civil na terça-feira, 22/4,, cumpriu mandados em diversas cidades, incluindo Barueri.
Ao todo, a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 810 milhões, equipamentos e bens que serão submetidos à perícia. Além de Barueri, mandados foram cumpridos em Ubatuba, Caraguatatuba, no litoral norte, e Itajubá, em Minas Gerais, embora ninguém tenha sido preso nesta etapa.
Conforme as investigações, que começaram em Taubaté, no interior de São Paulo, o grupo criminoso criava promessas irreais de lucro fácil usando uma falsa plataforma de investimentos denominada “Plano de Riqueza Morgan”.
No entanto, quando os interessados ingressavam no grupo, eram incentivados a realizar pix e transferências bancárias, sob a promessa de aplicar dinheiro de forma segura e legal, porém, todo o dinheiro era desviado para empresas de fachada criadas especialmente para dificultar o rastreamento dos valores.
As falsas empresas realizavam um procedimento ilícito conhecido como lavagem de dinheiro, da seguinte forma: o dinheiro era depositado pelas pessoas que acreditavam estar investindo e os criminosos realizavam as transferências entre as empresas de fachada.
Fizeram parte da operação 39 policiais civis e 19 viaturas. As investigações agora buscam identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema criminoso.