Três ônibus foram atacados na noite de sexta-feira, no Jardim Silveira, Parque Imperial e avenida dos Ajtonomistas
A onda de ataques a ônibus com pedras que se espalhou pela capital e por municípios da Região Metropolitana durante a semana chegou a Barueri na noite de sexta-feira, 4/7. Três ônibus da empresa Benfica foram atingidos, um no Jardim Silveira, outro no Parque Imperial e um terceiro em Osasco.
A forma de agir do vândalos segue um padrão, o que leva a polícia a suspeitar de uma ação coordenada pela internet. Os atos seriam organizados por grupos de adolescentes que são convocados e cumprir desafios nas redes sociais.
Os agressores juntam pedras num determinado ponto e atacam o ônibus durante a passagem. Os ataques quebram vidros e causam pânico entre os passageiros e motoristas.
As ações começaram no início da semana na zona sul da capital e em municípios como Osasco, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Caieiras, Taboão da Serra, e região do ABC, entre outros. Para combater a ação, a Polícia Militar montou uma operação policial que conta com 8 mil homens quie vão atuar em garagens, terminais e nos itinerários mais visados. Estima-se que mais de 500 coletivos tenham sido danificados desde o início da onda de depredações.
Os ônibus da Benfica atacados na noite de sexta-feira foram: um da linha 253 – Jardim Líbano/Parque Imperial, atingido no terminal do Imperial; um da linha 346 – Santana de Parnaíba/Jandira, atacado na avenida do Exército Brasileiro, no Jardim Silveira; e um da linha 850 – Km 21/Lapa, apedrejado na avenida dos Autonomistas.