Grupo Infantil obteve o primeiro lugar na categoria balé clássico, com a coregrafia “La Esmeralda”, e o Grupo Sênior ficou em segundo na Mostra Competitiva
Barueri deixou sua marca na edição 2025 do Festival de Dança de Joinville, realizada entre os dias 23/7 e 1º/8. O evento, que reuniu milhares de artistas do Brasil e do exterior, contou com a participação de 56 alunos do Núcleo de Dança da cidade, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo.
Entre os feitos está o segundo lugar conquistado pelo Grupo Sênior na Mostra Competitiva, com a coreografia contemporânea “Uma Ode”. O mesmo grupo também integrou o trio de melhores conjuntos do tradicional Festival da Sapatilha.
A competição, considerada a maior do mundo no segmento, recebeu mais de 5,8 mil inscrições e incluiu 4.684 coreografias na programação oficial. O festival atraiu participantes de todos os 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e de países como Portugal, Paraguai e Equador.
Os grupos de Barueri tiveram cinco coreografias selecionadas para exibição em diferentes momentos do evento, incluindo o Festival da Sapatilha e a Segunda Chamada da Mostra Competitiva. Os bailarinos, estudantes do ensino fundamental entre o 4º e o 9º ano, passaram por uma rotina intensa de ensaios, apresentações e intercâmbios com companhias renomadas.
O Grupo Infantil se destacou com o primeiro lugar na categoria balé clássico ao apresentar “La Esmeralda”. Também encantou o público com a peça contemporânea “Contracena”, assinada pelos professores e coreógrafos Roberta Silva e Ícaro Freite. Já o Grupo Júnior subiu ao palco com a clássica “La Gioconda” e com “Euforia Inerte”, na programação competitiva, embora não tenha conquistado medalha.