Ferramenta emite alertas diretamente nos aparelhos sobre riscos de ocorrências graves no clima na Região Metropolitana
Os moradores da Grande São Paulo receberam pela primeira vez, na última sexta-feira, 24/1, alertas de desastres do novo sistema da Defesa Civil. O sistema passou a operar na região no dia 4/12, mas outras cidades do estado já haviam recebido a notificação.
Os alertas feitos em celulares das operadoras Claro, TIM, Vivo e Algar, em cumprimento a determinação da Anatel, emite alertas nos aparelhos ainda que estejam no modo silencioso, ativando a vibração do telefone, emitindo som de alerta e apresentando uma mensagem que só sai da tela quando o usuário a lê.
Os aparelhos celulares que recebem o alerta devem ser compatíveis com a tecnologia e possuir acesso às redes 4G ou 5G.
A ferramenta de alerta já está funcionando nos estados do Sul e do Sudeste, mas a previsão é que todos os estados do país disponham da mesma tecnologia durante 2025.
As fortes chuvas de sexta-feira provocaram alagamentos, quedas de árvores, falta de abastecimento de energia elétrica e afetaram o sistema de transporte público em toda a grande São Paulo. Além disso, devido às enchentes, a região registrou inúmeros pontos de congestionamento.
O alerta enviado pelos celulares foi: “Defesa Civil: chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”. Além da capital, inúmeras cidades da região registraram alagamentos, entre elas, Barueri, Osasco, Carapicuíba e Jandira.
Para receber gratuitamente as notificações da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 indicando o CEP. O serviço informa sobre um possível risco na região do CEP cadastrado.