Cidade obteve os menores conceitos dos últimos anos e ficou em 148º lugar no estado entre alunos do 1º ao 5º ano e em 159º para estudantes do 6º ao 9º
A qualidade de educação em Barueri está em queda. Ao menos é o que mostram as notas da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes do ensino fundamental de todo o país.
Na quarta-feira, 14/8, o Ministério da Educação divulgou os resultados das provas realizadas em 2023, e Barueri obteve suas menores notas dos últimos anos. Na avaliação dos alunos da primeira à quinta série, a cidade alcançou conceito 6,4, mesma pontuação de 2021, mas abaixo do 6,5 de 2017 e do 6,7 de 2019. Já entre estudantes do sexto ao nono ano, o nível foi 5,5, quando tinha obtido 5,8 em 2019 e 5,7 em 2021, o que demonstra uma queda constante.
Com essas notas, a cidade ficou na 148ª colocação entre os municípios paulistas nas cinco primeiras séries do ensino fundamental e em 159ª nos quatro anos finais. O resultado se mostra mais grave quando considerado que o município é um dos dez mais ricos do estado e investe mais de R$ 1 bilhão por ano na educação.
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é realizado a cada dois anos para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino fundamental. Ele consiste em provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e também leva em conta o índice de aprovação das escolas.
Segundo especialistas, a evolução da qualidade da educação básica e consequente melhoria nos índices do Saeb e do Ideb depende principalmente de investimentos em escolas de tempo integral, valorização dos professores e programas de recuperação de aprendizagem.