quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Como Usar a Mente a seu favor no aprendizado
HomeRolê em SPMostra Outros Navios reúne exemplares da cultura africana no Centro Cultural Fiesp

Mostra Outros Navios reúne exemplares da cultura africana no Centro Cultural Fiesp

por: Redação

Dificuldade em Tomar Decisões
Compartilhe esta notícia!

Apesar dos séculos de tráfico de escravizados para o Brasil, também chegaram ao país ricos exemplos da diversificada cultura da África

O Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista, acolhe até 16/2 a exposição “Outros Navios”, que reúne obras de arte africanas que vêm sendo coletadas desde a década de 1960. O nome da mostra destaca que, apesar dos séculos de tráfico de escravos para o Brasil, também chegaram ao país ricos exemplares da diversificada cultura da África.

O continente africano está conectado ao Brasil por séculos de circuitos transatlânticos. Mas, se de um lado, navios de violência cruzaram o oceano até nosso litoral, influenciando toda a formação brasileira, outros navios permitem nos ajudar a mergulhar em histórias diferentes e desconhecidas de grande parte do público.

Assim, as centenas de objetos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) estão apresentados nesta exposição. São máscaras, tecidos, joias, estatuetas, de diferentes culturas africanas, adquiridas por meio de doações ou compras a partir da década de 1960, quando os movimentos de independência política das ex-colônias em África se consolidavam.

O então professor do MAE, Marianno Carneiro da Cunha (1926-1980), foi figura-chave na construção da coleção. Caixas aguardando em um porto do litoral africano na década de 1970, tornam-se caixas abertas na Galeria de Arte do CC Fiesp. Obras de artistas contemporâneos também foram incluídas, mostrando que a coleção não é fixa e pode ser recomposta para apontar outros navios à vista.

A mostra tem entrada gratuita e fica até 16/2, de terça a domingo, das 10 às 20 horas, na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista, 1313, próximo da estação Metrô-Masp do Metrô.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

SÃO PAULO SEMPRE ALERTA

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!