terça-feira, janeiro 21, 2025
HomeCidadeMinistério Público de Contas pede explicações sobre valor da tarifa dos trens

Ministério Público de Contas pede explicações sobre valor da tarifa dos trens

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Denúncias apontaram que as passagens do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana sofreram reajuste de 13,64% sem justificativa técnica

O Ministério Público de Contas (MPC) do estado está questionando as justificativas legais que ampararam o aumento da tarifa do transporte de trens e metrô na Região Metropolitana, aplicado em janeiro. O órgão cobra explicações técnicas, financeiras e jurídicas utilizadas pelo governo estadual para conceder o reajuste. Na época, o preço da passagem subiu de R$ 4,60 para R$ 5.

A cobrança do MPC se baseia em denúncias que afirmam que o aumento foi decidido sem os estudos técnico-econômicos que justifiquem o reajuste de 13,64% sobre o valor da passagem; e que não foi feita estimativa sobre o impacto do novo valor para a população e para os cofres públicos, já que parte do custo é subsidiada.

De acordo com o procurador de Contas do estado, Rafael Antônio Baldo, o modelo de concessões de serviços de transporte público, como é o caso da ViaMobilidade, estabelece uma prioridade para os ganhos das empresas sobre os interesses da população.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!