Força Tarefa cumpriu mandados contra rede criminosa acusada de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro; Barueri é a segunda com mais envolvidos
Barueri é a segunda cidade brasileira com mais envolvidos na megaoperação contra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que investiga fraude de combustíveis e lavagem de dinheiro, deflagrada nessa quinta-feira, 28/8, em todo o Brasil. A Força Tarefa é batizada de “Carbono Oculto”, e é composta pelo Ministério Público de São Paulo, Ministério Público Federal, e Polícias Federal, Civil e Militar.
Entre os 315 mandados em todo o Brasil, a Força Tarefa cumpriu 18 deles em Barueri – 12 contra pessoas jurídicas e 6 contra pessoas físicas. Em número de mandados, a cidade fica atrás apenas da capital São Paulo, com 147 pessoas e empresas investigadas.
De acordo com a PF, as ações procuram desarticular um esquema bilionário que utilizava fundos de investimento para ocultar patrimônio de origem ilícita, com indícios de ligação com o PCC. O grupo sonegou mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais.
Os investigadores identificaram mais de 300 estabelecimentos envolvidos nas fraudes de combustíveis. A Receita Federal também identificou ao menos 40 fundos de investimentos, com patrimônio de R$ 30 bilhões, controlados pelo PCC. Segundo o órgão, as operações aconteciam no mercado financeiro de São Paulo, por meio de membros infiltrados na avenida Faria Lima.