quarta-feira, abril 30, 2025
Como Usar a Mente a seu favor no aprendizado
HomeRolê em SPMarquesa de Santos, personagem marcante da capital, inspira exposição histórica

Marquesa de Santos, personagem marcante da capital, inspira exposição histórica

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Mostra conta como foi a vida cheia de episódios marcantes de Domitila de Castro na casa que é um monumento à história de São Paulo

Domitila de Castro do Canto e Melo, figura de destaque do Brasil do início do século XIX, é a inspiração da exposição “A São Paulo da Marquesa de Santos: Cumplicidade de um Cenário”, que está na casa onde ela viveu grande parte de sua vida, no centro de São Paulo.

O marco zero dessa homenagem é o próprio Solar da Marquesa de Santos, edifício tombado pelo Patrimônio Histórico onde ela viveu a maior parte de sua vida e que hoje é sede do Museu da Cidade de São Paulo.

Domitila, nascida em 1797, morreu às vésperas de completar 70 anos, em 1867. Teve uma vida conturbada e cheia de episódios marcantes. Casada na adolescência com um marido agressivo, conseguiu um incomum divórcio para sua época. Depois, encantou D. Pedro I durante sua passagem por São Paulo na viagem em que ele proclamou a independência.

Tornou-se amante do imperador, foi uma das mulheres mais influentes da corte, no Rio de Janeiro, e na volta a São Paulo, casou-se com o poderoso político Tobias de Aguiar, patrono da Rota, tropa de elite da polícia paulista que leva seu nome.

Sua casa em São Paulo, o Solar da Marquesa, foi construída nos anos 1830. É lá onde a exposição, que vai até 18/9, revela traços da presença de Domitila na cidade e orienta o visitante pelos pontos de sua trajetória na capital.

Um mapa pode ser percorrido por locais como o Cemitério da Consolação, onde ela está sepultada, e a Faculdade de Direito, além obras de benemerência, como a casa que doou para servir de enfermaria no combate à epidemia de cólera que assolava a cidade e o Brasil. A mostra é completada com objetos, documentos e referências que contam a história desta personagem paulistana.

O Solar da Marquesa e Museu da Cidade de São Paulo fica na rua Roberto Simonsen, 136, no centro de São Paulo. Fica aberta, com entrada gratuita, de terça a domingo das 9 às 17 horas. A melhor opção para chegar é a estação Sé do Metrô.

A visita ao Solar é também uma oportunidade de visitar locais de destaque da região que estão muito próximos, como a Catedral Metropolitana, o Pátio do Colégio e o Centro Cultural Banco do Brasil, entre outras atrações.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!