A Semurb tirou das ruas 1.104 automóveis deixados nas ruas da cidade nos primeiros onze meses do ano,28% a mais que em 2023
Entre janeiro e novembro deste ano, 1.104 automóveis abandonados foram retirados das vias públicas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri, a Semurb. o que representa um aumento de 28,52% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 859 remoções.
Ao todo, 977 veículos foram removidos por meios próprios, enquanto que 40 proprietários retiraram os carros com o auxílio de guinchos particulares e 87 automóveis foram conduzidos ao pátio de recolha de Carapicuíba.
Os veículos abandonados em via pública causam transtornos ao trânsito e podem se tornar uma questão de segurança e de saúde pública.
Antes da remoção dos automóveis, os proprietários são notificados. Recomenda-se que os donos dos veículos acatem os prazos de notificação da Semurb, já que o município de Barueri não exige taxa de guincho, mas a estadia no pátio administrativo é cobrada pela Prefeitura de Carapicuíba.
É considerado em situação de abandono, conforme a lei vigente, o veículo ou carcaça que esteja parado no mesmo local público por mais de 20 dias, mesmo que no local seja permitido o estacionamento, quando apresentada uma ou mais das características a seguir: evidente estado de depreciação, ainda que coberto com capa; impossibilidade de deslocamento com segurança ou risco à saúde dos munícipes; ausência de placas, pneus furados ou vidros quebrados, dentre outros.
Caso um veículo abandonado seja identificado, é possível denunciar no Portal Barueri, pelo link https://solarbpm.barueri.sp.gov.br/atendimento/login. Assim que o veículo é identificado, o proprietário recebe uma notificação com data para a tomada de providências da remoção.
Se o prazo não for respeitado, os agentes de trânsito do Setor de Remoção iniciam o processo de recolhimento do veículo ao pátio.