Programa é voltado à escolha de projetos apresentados por prefeituras e governos estaduais nas áreas de habitação, saúde, educação e mobilidade urbana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará Osasco na sexta-feira, 25/7, às 10 horas, para apresentar o lançamento do novo PAC Seleções de Habitação. A cerimônia será na Fábrica de Cultura, no bairro Rochdale, e marca o início de uma nova etapa de investimentos do governo federal em parceria com estados e municípios.
O PAC Seleções é um programa voltado à escolha de projetos apresentados por prefeituras e governos estaduais nas áreas de habitação, saúde, educação e mobilidade urbana. De acordo com a Casa Civil, a nova fase do programa, prevista para 2025, vai destinar cerca de R$ 49 bilhões para mais de 133 mil obras e aquisição de equipamentos em todo o país, priorizando cidades com maior déficit de infraestrutura e serviços básicos.
Dentro desse pacote, a área de habitação popular será contemplada com R$ 18,1 bilhões. Os recursos serão aplicados na construção de 110 mil moradias por meio da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, voltada a famílias de baixa renda.
Osasco participa do PAC Seleções com três propostas inscritas em duas modalidades específicas, “Periferia Viva – Urbanização de Favelas”, que prevê obras em áreas de ocupação precária, e “Prevenção a Desastres Naturais – Contenção de Encostas”, que visa proteger famílias que vivem em pontos de risco.