Vídeos se multiplicaram durante o dia mostrando série de problemas na via e queixas dos usuários
Os usuários da linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, enfrentaram problemas em dobro na quinta-feira, 22/8. O dia foi marcado por falhas numa composição, lentidão, trens circulando com portas abertas e outras que não abriam.
Logo pela manhã, a avaria em um equipamento da via entre as estações Jurubatuba-Senac e Autódromo obrigou a redução da velocidade de circulação em toda a extensão da linha, de Osasco a Vila Mendes-Natal.
A situação se estendeu durante o dia e os ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foram acionados para dar suporte aos usuários.
Em nota, a empresa informou que “equipes da ViaMobilidade estão trabalhando desde cedo para reparar o veículo e resolver a situação o mais rápido possível”.
Ao mesmo tempo, circularam nas redes sociais vídeos que mostram um trem circulando de portas abertas. Nas imagens, é possível ver os usuários ao lado da porta, correndo risco de queda nos trilhos. Outra imagem registrou o momento em que uma das portas não abre quando a composição para na plataforma da estação, prejudicando o embarque e desembarque dos passageiros.
A legenda do vídeo divulgado pelos passageiros, diz: “Mais um trem circulando com porta aberta: Baixa qualidade ou falta de manutenção? Já ocorreram pelo menos três casos semelhantes com essa nova frota. Se precisar de um trem dessa empresa, evite encostar nas portas, pois o risco de morte é iminente”.
Um registro feito por usuários dos trens pelo celular, foi publicado no perfil “ViaImobilidade”, que ironiza as inúmeras ocorrências envolvendo falhas nos trens e nas operações da concessionária.
A concessionária afirmou em nota tratar-se de caso isolado causado por vandalismo. “A Linha 9-Esmeralda opera normalmente neste momento. Mais cedo, por volta das 7h45, a porta de um trem que operava sentido Osasco não abriu e foi isolada. Contudo, em um ato de vandalismo na região de Granja Julieta, alguns usuários forçaram o equipamento e o mesmo foi reaberto. Tão logo a situação foi identificada, a porta foi novamente fechada para seguir viagem com segurança. O trem foi recolhido para manutenção. A ViaMobilidade lamenta os atos de vandalismo que trazem prejuízos para a operação e patrimônio público.”