Dupla abandonou carro no Jardim Paulista e correu à noite até o Maria Helena, onde um deles foi localizado e o outro entrou em Carapicuíba
Dois homens que haviam furtado um carro perceberam que eram alvo da Guarda Civil, abandonaram o veículo e fugiram por ruas de bairros a pé, desde a avenida Batatais, no Jardim Paulista, até a avenida Bariloche, no Jardim Maria Helena, onde um deles foi capturado ao sair do rio Cotia.
Por volta das 22h30 da segunda-feira, 9/12, a Equipe do Monitoramento da GCM emitiu comunicado de que um Corsa Wind branco cadastrado como objeto de furto havia sido localizado próximo do terminal rodoferroviário do Jardim Silveira.
De posse da placa do automóvel, as equipes passaram a tentar localizá-lo. Uma equipe informou ter avistado o Corsa que havia sido abandonado por dois homens que, segundo testemunhas, fugiram no sentido da avenida Batatais. No local, duas pessoas presenciaram a fuga e descreveram as características dos fugitivos aos agentes. No carro havia um simulacro de pistola e um revólver calibre 22 com cinco munições intactas.
Com as informações, o patrulhamento passou a realizar buscar para localizar a dupla. Uma das testemunhas trafegava com seu veículo e informou a Guarda por telefone que identificou um dos homens na Avenida Bariloche, no Jardim Maria Helena, saindo de dentro do rio Cotia na avenida Bariloche, cerca de três quilômetros distante do ponto onde abandonaram o Corsa. O outro, havia passado para o lado de Carapicuíba.
O detido confirmou que estava no veículo furtado e que iriam praticar um roubo na região.