Ponte Guilherme de Almeida, sobre o rio Tietê, sentido interior, tem concluída a concretagem no vão central
Na segunda-feira, 15/9, a nova ponte Guilherme de Almeida, km 25 da rodovia Castelo Branco, sobre o rio Tietê, teve concluída a concretagem da aduela de fechamento do vão central da ponte, no sentido interior (oeste). Essa junção dos dois lados da estrutura, marco conhecido pelos engenheiros como o “beijo”, faz parte das obras de construção das pistas marginais da rodovia entre os km 22 e 27, em Barueri.
Com essa etapa, a ponte avança para se consolidar como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina. Já foram utilizados mais de 26.121,46 m3 de concreto, o equivalente a mais de 10 piscinas olímpicas.

As aduelas, que formam o tabuleiro da ponte, já têm 65 peças executadas no sentido oeste e 58 no sentido leste. No trecho oeste, restam apenas duas aduelas nos vãos adjacentes, além da fase de armação e concretagem das barreiras dos tabuleiros pré-moldados. Já no sentido leste (Capital), faltam cinco aduelas para o fechamento do vão central e outras sete para os adjacentes. O “beijo” do lado leste está previsto para acontecer na primeira quinzena de novembro de 2025.
Ao final, cada ponte será composta por 69 aduelas, incluindo as peças de partida e fechamento. E o encontro com as novas marginais está marcado para março de 2026, quando começa também a etapa de pavimentação.
