Quatro adolescentes participaram de evento na Praça das Artes que reuniu 400 bailarinos vindos de todas as partes do Brasil e de países vizinhos

Na semana de 21 a 26/10, a Praça das Artes foi sede da grande final de um evento que buscava jovens talentos da dança clássica e contemporânea para estudar nos Estados Unidos. Durante cinco dias, 400 bailarinos se apresentaram no palco e participaram de atividades comandadas por nomes do balé internacional. Entre eles, destacaram-se quatro adolescentes de Barueri, Júlia de Godoy, Júlia Batista, Olavo Cananeia e Maria Vitória Ponci. Nomes para serem guardados na memória.
Os quatro fazem parte do Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura e participaram de seletivas que reuniram dançarinos de todo o Brasil e de países vizinhos e se classificaram para o Youth Grand Prix Brazil, realizado em Barueri na penúltima semana de outubro.
Nesse período, na Praça das Artes, dançaram no palco para jurados vindos de todas as partes do mundo. Além disso, participaram de aulas com mestres do balé internacional.
Júlia Batista mora no Jardim Belval, tem 18 anos e está no balé desde os 4; Maria Vitória, 13 anos, estudante de balé desde os 9, é de Carapicuíba; Julia de Godoy, também de 13 anos, faz dança desde os 6 e mora no Jaguaré, de onde vem para as aulas do Núcleo em Barueri; Olavo, do Jardim dos Camargos, único menino do grupo, também é o mais novo, com 10 anos, e está no balé desde os 7.
Para os quatro, a experiência de ter participado da seleção é única e vai mudar suas carreiras. A possibilidade de conviver com bailarinos de quem são admiradores foi única. “Ser corrigido por alguém que tem a história que eles têm foi incrível”, diz Júlia Batista. “Foi muito ensinamento”, afirma Maria Vitória.
Para os quatro, o evento é um estímulo para seguir, seja tornando-se bailarinos profissionais quando adultos, sendo coreógrafos ou seguindo na dança como professores. “Vamos continuar trabalhando, e o que aprendemos agora vai nos ajudar muito”, explica Júlia de Godoy. “Vamos trazer essa semana incrível para o nosso dia a dia”, diz Júlia Batista. “Vamos pegar tudo o que a gente fez até agora e rever”, explica Olavo.
A relação dos quatro com a dança começou muito cedo, e todos querem levá-lo para sempre. “A dança é um grande amor para mim desde pequeno”, conta Olavo. “O balé ensina muito para a vida, foco, responsabilidade”, diz Maria Vitória. “Agora, é continuar trabalhando”, garante Júlia de Godoy.
Ao final da eletiva, Maria Vitória foi convidada para participar de um curso de verão no Nashville Ballet, uma das principais companhia de dança dos Estados Unidos. O convite surgiu a partir da observação de seu desempenho nas aulas e na apresentação no palco. Ela deverá estudar na escola durante três meses no meio do ano que vem.