sexta-feira, outubro 18, 2024
HomeCidadeInfluencer do Alphaville é alvo de ação da PF sobre venda ilegal...

Influencer do Alphaville é alvo de ação da PF sobre venda ilegal de smartphones

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Operação para combater importações ilegais mira o influenciador Mayke Garbo mas pode atingir 25 mil de seus alunos

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira, 1º/10, uma operação para combater o comércio ilegal de smatrphones que tem como principal alvo o influenciador Mayke Garbo. Sua casa no Alphaville foi um dos endereços visitados pelos agentes federais, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão também em São Paulo, Arujá, Itu, Guarulhos e Maceió.

A investigação foi aberta a partir de uma descoberta da Receita Federal, segundo a qual um coach ensinava a importar irregularmente produtos dos Estados Unidos. Tratava-se de alguém com mais de 600 mil seguidores que orientava a burlar o pagamento dos tributos devidos na importação. Ele e seus alunos teriam causado um prejuízo de R$ 50 milhões aos cofres públicos em evasão fiscal. O influenciador também vendia smartphones importados ilegalmente.

Mayke Garbo Gomes Pereira tem 245 mil seguidores no YouTube e 644 mil no Instagram. Ele publica vídeos e promove cursos em que ensina seus alunos a importar produtos de forma vantajosa, sem taxação. Mayke também importa itens de forma criativa, o que os auditores concluíram tratar-se de lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

Um próximo passo da operação será investigar alunos e clientes de Mayke. De acordo com a PF, há muitos seguidores das aulas do influenciador que não percebem que a importação de produtos ilegalmente se trata de crime e que terão que responder por isso. A estimativa é de que cerca de 25 mil pessoas estejam nesta situação.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!