Barueri tem sofrido constantes queimadas em matas durante este inverno e o estado de São Paulo bateu um recorde de 14 anos em número de focos de fogo na vegetação
Um incêndio queimou durante horas, entre a tarde e a noite de quinta-feira, 25/7, as matas que ficam dentro da área do Exército em Barueri.
As chamas, de grandes proporções, eram vistas a longas distâncias. Motoristas gravaram imagens ao trafegar pela Estrada Velha de Itapevi, Estrada de Jandira e avenida Exército Brasileiro.
A fumaça da queimada se espalhou por toda a cidade deixando o ar irrespirável até em municípios vizinhos, como Jandira e Carapicuíba. Grande quantidade de fuligem cobriu as ruas do centro e de vários bairros.
Não há informação sobre a causa do incêndio nem sobre a existência de vítimas.
As queimadas colocam em risco a saúde humana e podem provocar problemas graves. Entre eles, infecções no sistema respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irritação nos olhos e garganta, falta de ar, alergia na pele e desordens cardiovasculares.
Barueri tem sofrido constantes queimadas em matas durante este inverno, em vários pontos da cidade. Este ano, o estado de São Paulo registrou um recorde de incêndios florestais. Os números registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são os maiores dos últimos 14 anos. Desde janeiro, ocorreram 1.649 focos de fogo detectados por satélite no estado, mais do que o dobro dos 705 que foram verificados no mesmo período de 2023.