Mães que estão amamentando podem fazer a doação após cadastro no hospital
O Hospital Municipal de Barueri (HMB) está pedindo que mulheres em período de amamentação doem ao Banco de Leite da instituição. Entre junho e agosto costumam ocorrer quedas na doação, pois o clima seco e frio e o período de férias contribuem para baixar o estoque.
A doação pode ser feita após a realização de um cadastro no hospital. Moradoras de Barueri tem o benefício da coleta do leite em casa.
Para doar, a mãe precisa comparecer no 6º andar do HMB, ou ligar no telefone 2575-3269. No hospital é feito o cadastro e um exame de sangue e a voluntária recebe as instruções e um vidro, esterilizado, para a coleta. Toda quantidade é bem-vinda.
Para moradoras Barueri, equipes da prefeitura passam nas casas das doadoras duas vezes por semana para recolher os vidros cheios. Quem é de outras cidades, pode fazer a coleta no HMB, com capacidade para seis mulheres de cada vez, ou entregar o leite de segunda a sexta-feira, das 8 e 17 horas.
Estoque baixo no meio do ano
O Banco de Leite do HMB pode armazenar até 180 litros de leite. Neste mês de junho, a demanda está alta. Há cerca de 20 bebês internados nas UTIs neonatal e pediátrica que precisam de dois litros do leite doado por dia, especialmente os que não atingiram 1,5 kg.
A unidade afirma que a alimentação é importante para o ganho de peso dos recém-nascidos, por ter alto valor nutricional, grande quantidade de água, proteínas e lipídios, além de aumentar a imunidade.