domingo, julho 21, 2024
anuncio
HomeCidadeGratuidade do transporte público entra de vez na pauta de discussões da...

Gratuidade do transporte público entra de vez na pauta de discussões da cidade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Vereador Fabião protocolou na Câmara proposta de fim da cobrança da passagem de ônibus e PT apresentou projeto no mesmo sentido ao prefeito Rubens Furlan

A cearense Caucaia é uma das cidades brasileiras que adotou a Tarfia Zero: Bora de Graça

O debate sobre o fim do pagamento de passagens nos ônibus em Barueri entrou de vez na pauta da cidade. Dois projetos nesse sentido foram elaborados e vão entrar em discussão a partir do começo de agosto.

Em junho, o vereador Fabio Rhormens, o Fabião, protocolou na Câmara Municipal indicação ao Executivo para promover estudos que levem ao fim da cobrança nos ônibus municipais. A iniciativa deve ser lida já na primeira sessão legislativa após a volta do recesso parlamentar, no início do mês.

Enquanto isso, esta semana o PT apresentou proposta no mesmo sentido ao prefeito Rubens Furlan. O texto também foi protocolado individualmente no gabinete de cada um dos 21 vereadores.

Em sua justificativa Fabião argumenta que o número de cidades que adotou a Tarifa Zero cresceu após a pandemia de covid e cita quatro capitais que já estudam o assunto: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas. Argumenta também que a prefeitura tem recursos para bancar a medida.

A proposta petista lembra que o tema está na pauta do partido há mais de 30 anos, desde que o engenheiro Lúcio Gregori apresentou o primeiro projeto, na época da gestão de Luiza Erundina à frente da prefeitura paulistana.

O PT de Barueri inclusive marcou uma plenária aberta a todos os interessados no tema que será realizada em 12/8, que terá a presença de Gregori. “Todas as propostas são bem-vindas, o importante é chegarmos ao objetivo, que é o transporte gratuito”, explica Sandra Barbosa, do Setorial de Transportes do diretório local petista.

O transporte público gratuito vem sendo adotado em cidades do mundo todo. No Brasil, 67 municípios já estão praticando a medida, algumas na totalidade, outras parcialmente, em processo de expansão. Maricá e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, a cearense Caucaia e, nas proximidades, Vargem Grande Paulista e Pirapora do
Bom Jesus, são exemplos.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!