Conclusão é do site IQAir, que recolhe medições das 120 maiores cidades de todo o planeta, Registro foi feito às 10 horas da segunda-feira, 9/9
A Grande São Paulo registrou na manhã de segunda-feira, 9/9, o pior índice de qualidade do ar entre todas as metrópoles do mundo. De acordo com o site suíço IQAir, que recolhe medições das 120 maiores cidades de todo o planeta, a situação foi registrada por volta das 10 horas.
Ao atingir o índice 160 de má qualidade do ar, a Grande São Paulo superou regiões que normalmente ocupam as primeiras colocações, como Ho Chi Minh, no Vietnã; Jerusalém, em Israel; Pequim, na China; e Lahore, no Paquistão.
Dados da Cetesb obtidos às 7 horas já indicavam que o dia seria complicado, pois várias estações de medição registravam categoria muito ruim, entre elas, as de Carapicuíba e Osasco.
A meteorologia prevê que o tempo continuará seco nos próximos dias, com temperaturas máximas de mais de 33 graus. A situação é agravada pela grande quantidade de queimadas na mata seca. Barueri tem registrado áreas de fogo frequentemente e no domingo um vídeo publicado pelo Barueri na Rede mostrou dois homens ateando fogo na mata da área militar próxima da estação Antônio João da ViaMobilidade.
De acordo com a Defesa Civil, 48 municípios paulistas estão em alerta máxima para incêndio e quase todo o estado está em situação de emergência.