O Concurso Público Nacional Unificado ainda não está aberto, mas anúncios falsos têm oferecido inscrições, antes mesmo da publicação do edital
O Governo Federal divulgou alerta à população sobre a criação e divulgação de sites falsos criados por golpistas, como canais de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, o Enem dos Concursos, programado para agosto. Os golpistas desenvolvem sites que parecem oficiais com a intenção de roubar dados pessoais e o valor de inscrições falsas.
Segundo o Ministério da Gestão, estão sendo tomadas medidas para derrubar os sites falsos, contando com o apoio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital. As inscrições para o Enem dos Concursos ainda não estão abertas, mas os sites falsos têm oferecido inscrições, antes mesmo da publicação do edital.
Para evitar cair neste tipo de golpe, é importante acompanhar a abertura das inscrições pelo site oficial do CNU, no link https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional, e pelos canais oficiais, como o site e redes sociais do ministério.
Para denunciar os sites falsos, basta encaminhar a denúncia ao Fala.Br, pelo link https://falabr.cgu.gov.br/web/home, no ícone denúncia e preencher online os dados.
A prática de fraudes eletrônicas está sujeita a pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa. A punição pode ser aumentada em um terço se cometida contra idoso ou vulnerável.