Encontro discutiu ações preventivas diante de risco de novo temporal e entregou carta a ministro do TCU pedindo intervenção na Enel
O governador do estado, Tarcísio de Freitas, reuniu-se na terça-feira, 15/10, com 19 prefeitos da Grande São Paulo no Palácio dos Bandeirantes para tratar do risco de um novo vendaval na região, previsto para o próximo fim de semana, e de medidas a serem tomadas conta a concessionária Enel.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de uma nova tempestade para sábado e domingo, 19 e 20/10, com ventos e chuvas fortes, talvez da mesma dimensão dos registrados na semana passada. A intenção do encontro era definir ações preventivas.
Em razão disso, o mau atendimento da Enel tornou-se o ponto central do evento. Na manhã de quarta-feira, 16/10, cinco dias após o vendaval, mais de 100 mil clientes, entre residências e empresas, permaneciam sem fornecimento de energia.
Por isso, os prefeitos, entre os quais estava Rubens Furlan, entregaram uma carta a Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), solicitando intervenção federal na Enel ou a suspensão do contrato com a concessionária em razão dos danos provocados pelo apagão.