Moradora do Imperial vai levar ao reality que começa na terça, 15/7, tradição dos temperos baianos que aprendeu com a mãe e uma avó
Quando entrar no ar o programa Chef de Alto Nível, da Rede Globo, na noite de terça-feira, 15/7, os olhos do Brasil vão se voltar para os 24 participantes, e entre eles estará a barueriense Flan Souza. Nascida em Salvador, a baiana de 41 anos veio para São Paulo para concluir o ensino médio e nunca mais voltou. Seu pai morava em Osasco e trabalhava como motorista de carro forte e a acolheu. Hoje, ela mora no Parque Imperial, para onde se mudou para cuidar da sogra.
“Sempre fui apaixonada pela cozinha, desde a infância, influenciada pela minha mãe e uma avó” lembra ela. “Elas faziam da cozinha um lugar de afeto, fartura e história.” Mas quando deixou a Bahia, aos 17 anos, não pensava em gastronomia. “Fiz curso técnico de enfermagem e fui trabalhar na área”, conta. Antes de se formar, sua experiência gastronômica foi vender cachorro quente e empada com uma amiga para ajudar na renda.
Quando o pai resolveu voltar para Salvador, decidiu ficar por aqui, trabalhando na saúde e cozinhando para os amigos sempre que possível.

Em 2019, finalmente decidiu se aperfeiçoar na cozinha e foi fazer o curso de tecnólogo em gastronomia. A covid atrapalhou os planos, mas mesmo assim ela passou a focar na área, a realizar eventos, porém, a grande chance ainda não havia aparecido.
Até que viu a propaganda do programa da Globo e resolveu se inscrever. “Não tinha muita expectativa, apenas não quis deixar de tentar, e dias depois recebi o telefonema dizendo que meu nome estava entre os pré-candidatos”, conta ela. “Agora, tenho que agarrar essa oportunidade.”
Enquanto enfrenta o desafio em rede nacional e almeja novos horizontes, Flan se divide entre dois empregos, na UBS Maria Magdalena Macedo, em Barueri, e na prefeitura de Osasco.
Chef de Alto Nível
O novo programa da Globo será apresentado por Ana Maria Braga, terá como comandantes os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto e vai terminar em 21/8. Será apresentado na TV aberta após a novela Vale Tudo às terças e quintas, e no GNT às quartas e sextas, às 21h15. O vencedor receberá um prêmio de R$ 500 mil.
Os 24 participantes foram divididos em três grupos, dos profissionais, dos cozinheiros de internet e dos amadores, onde estará Flan.
Ela espera se destacar com seu conhecimento dos temperos familiares, aprendidos desde a infância com a mãe Maria Lucia e avó Cidalva, e realizar seu grande sonho.