terça-feira, agosto 26, 2025
HomeCidadeFalso banco em Barueri ajudou no esquema de ICMS

Falso banco em Barueri ajudou no esquema de ICMS

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Auditor suspeito do golpe abriu banco em nome da mãe; dono da Ultrafarma foi preso na operação

Investigações do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apontam que o auditor fiscal Artur Gomes da Silva Neto, cabeça do esquema criminoso de créditos de ICMS, abriu um banco falso em Barueri para movimentar os recursos do golpe. A instituição, chamada Dac Bank, foi aberta em 2023 na Junta Comercial de São Paulo em 2023, em nome da mãe do auditor, Kimio Mizukami da Silva.

O esquema ganhou notoriedade na semana passada quando mandados de prisão alcançaram diversos executivos do varejo brasileiro, incluindo o dono da Ultrafarma, Sidney Oliveira, e o diretor estatutário do grupo Fast Shop Mario Otávio Gomeque, que já foram soltos depois de pagarem fiança.

O Dac Bank, segundo o MP-SP, é um banco de fachada – os indícios que apontam para isso estão relacionados ao fato de a instituição ter sido registrada em nome da mãe do auditor, uma aposentada sem experiência no setor financeiro, e com capital social declarado de títulos de um banco extinto.

A instituição também não tinha autorização do Banco Central para operar, e mudou de nome logo após o início das investigações. Esses fatores, segundo os investigadores, reforçariam a suspeita de que o Dac Bank servia apenas para dissimular recursos de origem ilícita.

 

 

Postagens Relacionadas

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!