Estudante do Ensino Médio de escola pública foi aprovada no programa Prontos Pro Mundo, do governo estadual
A estudante da rede pública estadual, Sophia Helena Lima de Almeida, de Barueri, foi selecionada para o Prontos Pro Mundo, programa público de intercâmbio internacional promovido pelo governo do estado.
Além de Sophia, que cursa o Ensino Médio na Escola Estadual Leonor Mendes de Barros, no Alphaville, outros estudantes da região também selecionados e terão a oportunidade de participar intercâmbio em países de língua inglesa, como Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Assim como os demais estudantes selecionados, Sophia participou de um curso intensivo de inglês oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ela foi pré-selecionada para o curso pelo bom desempenho na edição de 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O programa Prontos Pro Mundo visa desenvolver nos alunos a fluência em inglês e promover o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O programa é aberto a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo, que devem passar por um processo seletivo em três etapas: a prova do Saresp, que avalia os conhecimentos em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza.
Depois da prova, são selecionados os 70 mil alunos com as melhores notas e alta frequência escolar para um curso on-line intensivo de inglês; por fim, após a conclusão do curso, os alunos são submetidos a uma prova de inglês, e os 500 mais bem classificados são selecionados para o intercâmbio internacional.
No final deste ano haverá uma nova oportunidade para participar do programa para 500 estudantes da 1ª série do Ensino Médio que serão selecionados para o intercâmbio, após a aplicação de uma nova prova de inglês para jovens que estão cursando o intensivo.
Na região, foram selecionados alunos da EE Professor Benedito Caldeira, no Jardim Jaguaribe, em Osasco, da EE Deputado Salomão Jorge, no bairro Cidade Ariston, em Carapicuíba, da EE Wilmar Soares da Silva, na Vila São Nicolau, em Jandira e da EE Professor Paulo da Costa Pan Chacon, da Cohab, em Itapevi.