Núcleo vai investigar ações como pedofilia e estupros virtuais, além de monitorar grupos que planejam ataques a escolas
O Governo do Estado de São Paulo criou o Núcleo de Observação e Análise Digital, o Noad, na última sexta-feira, 29/11. Formado por agentes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, o grupo, que é ligado à Secretaria de Segurança Pública, vai identificar crimes praticados na internet, como pedofilia e estupros virtuais. Além disso, o núcleo deve monitorar grupos que planejam ataques a escolas.
O órgão, que está subordinado ao Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo, é responsável por fortalecer a cooperação com outros estados e com o governo federal em ações contra as infrações monitoradas, atuando na identificação dos envolvidos nos crimes praticados em ambientes virtuais e elaborando relatórios detalhados que embasam posteriores operações policiais para o cumprimento dos mandados contra crimes no ambiente virtual.
A primeira operação do Noad, a Nix, foi deflagrada no dia da criação do órgão e já prendeu envolvidos em uma organização criminosa responsável por crimes praticados contra menores de idade. Entre os envolvidos, foram localizados criminosos de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.