Processo seletivo simplificado visa escolher docentes para atuar nos cursos técnicos do Ensino Médio a partir de 2026
A secretaria estadual da Educação divulgou a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado que visa formar um cadastro de até 5 mil docentes para atuar nos cursos técnicos do Ensino Médio a partir de 2026. Os interessados podem se inscrever até 11/8, exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp25.
As oportunidades estão distribuídas pelas 91 diretorias regionais de ensino do estado. Podem participar do processo seletivo profissionais formados em licenciatura, bacharelado ou cursos de tecnólogo, além de técnicos com experiência comprovada e especialistas com notório saber, conforme os critérios estabelecidos na Deliberação CEE nº 207/2022.
A remuneração oferecida é de R$ 5.565 para uma jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de carga horária proporcional. As contratações serão temporárias. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado.
As áreas de atuação incluem: Gestão e negócios (administração, logística e vendas); Saúde (enfermagem e farmácia); Tecnologia da informação (ciência de dados, desenvolvimento de sistemas e robótica); Recursos naturais (agronegócio); Turismo, hospitalidade e lazer (hospedagem) e Controle e processos industriais (eletrônica).
Além disso, há vagas para disciplinas técnicas de outras áreas e cada diretoria regional disponibiliza cursos conforme a demanda local e a pesquisa de interesse dos estudantes. A relação completa está no anexo VI do edital.
A seleção ocorrerá em quatro fases: prova objetiva, prova discursiva, prova prática e avaliação de títulos.
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 28/9 e serão aplicadas nos 77 municípios que sediam as diretorias de ensino. Já o envio do vídeo da prova prática deverá ser feito entre os dias 18/8 e 15/9.
Na inscrição, o candidato poderá escolher até duas diretorias de ensino e até dois eixos de prova, desde que os horários das provas não se sobreponham.
A taxa de inscrição é de R$ 49. Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e estrangeiros com residência legal no Brasil poderão contar com ações afirmativas previstas em edital.