Obra do artista paulistano Eduardo Kobra tem quase 6 mil metros quadrados e fica na beira da rodovia
Está em fase final de retoque no quilômetro 35 da rodovia Castelo Branco o maior mural do mundo. A obra, do grafiteiro Eduardo Kobra, ocupa uma área de 5.742 metros quadrados na parede do centro de distribuição da Cacau Show, em Itapevi, bem ao lado da estrada, no sentido capital. A imagem reproduz uma cena do processo de colheita do cacau na Amazônia.
Kobra saiu da periferia paulistana, da região do Campo Limpo, começou pichando muros e hoje, aos 41 anos, é um dos nomes mais conhecidos da arte de rua em todo o mundo. O novo painel, pintado numa parede de quase 30 metros de altura por 200 metros de comprimento, vai superar o mural feito por ele também, na antiga área portuária do Rio de Janeiro, para marcar a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, obra até agora considerada pelo Guinness Book como a maior já feita.
O artista iniciou a produção do mural da Cacau Show há cerca de um mês e ele deve ser inaugurado oficialmente em duas semanas. “Um fotógrafo fez a documentação no Amazonas e através desse trabalho iconográfico eu desenvolvi 30 desenhos para chegar ao resultado final”, explica ele. O resultado é a imagem de um indígena amazônico numa canoa cheia de cacau navegando num rio de chocolate.
Em São Paulo, duas das obras mais conhecidas de Eduardo Kobra são as imagens do arquiteto Oscar Niemeyer, na avenida Paulista, e do piloto Ayrton Senna, no encontro das avenidas Dr. Arnaldo, Consolação e Paulista.