quinta-feira, dezembro 5, 2024
HomeCultura & LazerEscritor de Barueri é destaque da Bienal do Livro

Escritor de Barueri é destaque da Bienal do Livro

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Vinicius Almeida terá tarde de autógrafos no sábado e já está finalizando seu quarto livro

vinicius
Autor vai autografar seu mais recente livro, um romance que trata de filosofia e ufologia

O escritor barueriense Vinicius Almeida vai ser uma das estrelas da 25ª Bienal do Livro de São Paulo, que começa nesta sexta-feira, no Pavilhão do Anhembi. Logo no segundo dia do evento, sábado, 4/8, haverá uma sessão de autógrafos de seu livro mais recente, O cosmos e nós Dois, das 13 às 14 horas, no estande J028, da editora Novo Século.

Vinicius tem 31 anos e viveu a vida toda em Barueri. É professor universitário e deu aulas no ITB do Parque Viana. Tem formação em administração e gestão pública. Há anos concilia o trabalho, como consultor de empresas na área de gestão, com a literatura. É autor de três livros.

Ufologia e filosofia

O Cosmos e nós Dois é um romance que tem como base a ufologia e princípios da filosofia oriental de yin e yang, que trabalha com as dualidades complementares no universo. Na história, um militar reptiliano, que representa a agressividade, a lógica e a frieza da masculinidade, recebe a missão de destruir o planeta Sirius, onde vive a civilização felina, que concentra valores como o amor, a ternura e a fraternidade feminina. Lá, o militar de repente se vê envolvido com uma nobre felina, se apaixona e tem de decidir se vai optar pela destruição ou por seu amor, o que lhe renderá a condenação de viver aprisionado em outro planeta, a Terra.

livross

A ufologia é apenas uma das áreas de interesse de Vinicius. Em sua obra anterior, Jogo de verdades, ele conta histórias dos bastidores da administração pública brasileira, e o livro acaba por revelar muito do que sabemos hoje da política nacional. Antes, no livro de estreia, ele também usou de seu conhecimento na área, mas escreveu um volume técnico de nome gigantesco: Formas de cooperação e negociação e conflitos no setor público, editado originalmente na Alemanha.

A importância da leitura

O escritor é um obcecado pelos livros e um grande inconformado com o baixo índice de leitura dos jovens. Parte desse cenário ele atribui aos governos, que não valorizam nem estimulam devidamente o hábito de ler. “Na nossa cidade, por exemplo, que tem tantos recursos, falta incentivo aos professores que se esforçam anonimamente”, aponta, com a experiência de quem deu aula na rede pública.

Ler é fundamental para o enriquecimento pessoal, pois não temos tempo suficiente de vida para viver todas as coisas, e os livros nos levam para muitos lugares e situações que jamais conseguiríamos conhecer”, afirma. “O jovem pode visitar outros universos por meio da leitura.”

Vinicius não para de produzir. Seu próximo lançamento, que é mais uma prova da sua versatilidade, deve provocar reações intensas. Trata-se da biografia do ex-policial militar Paulo Telhada, o polêmico coronel Telhada, atualmente deputado estadual pelo partido Progressistas. O ex-oficial da Rota é conhecido por suas opiniões fortes no combate ao crime. “Foi uma experiência única acompanhá-lo durante meses para concluir o livro”, explica o escritor.

Apesar de sua ligação com os livros, Vinicius também se utiliza das ferramentas digitais para se expressar. Junto com Caio Yorran, músico sergipano que vive em Barueri e toca em casas da região, ele mantém do canal Diálogo entre amigos, no Youtube. Ali, eles discutem as profissões em papos informais com os próprios profissionais.

Vinicius também tem um site onde fala de suas obras e dialoga com os leitores: www.viniciusescritor.com.br/livros.

A Bienal do Livro de São Paulo é o maior evento do gênero no Brasil e um dos maiores do mundo. Será realizada no Pavilhão do Anhembi de 3 a 12 de agosto.

Postagens Relacionadas

1 Comentário

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!