Em Carapicuíba e Cotia, atividades foram suspensas em escolas vizinhas a incêndios de mata por causa da atmosfera contaminada
Municípios da região suspenderam aulas de escolas que foram atingidas pela fumaça e fuligem de queimadas de matas ocorridas nos últimos dias. A razão foi o mal-estar sentido pelos alunos e os riscos à saúde das crianças e adolescentes.
Em Carapicuíba, a prefeitura afirmou ao Barueri na Rede que, por orientação da Defesa Civil, as aulas das escolas EMEI Gente Miúda e EMEI Stella Maris-Berçário e Maternal, foram suspensas em razão da má qualidade do ar, contaminado por incêndios em matas próximas. A suspensão permanece e as atividades nas escolas voltam na segunda-feira, 16/9.
Em Cotia, alunos EE Zacarias Antônio da Silva foram dispensados das aulas por dois dias em razão do forte cheiro de fumaça provocado por incêndios que têm atingido a cidade. Diante da situação, os alunos pediram para ser dispensados e foram atendidos pela direção da escola. De acordo com um professor que falou ao site Cotia & Cia., o ambiente estava inviável e os alunos tossiam e apresentavam desconforto respiratório.
O Barueri na Rede tem recebido queixas de alunos e pais pelos mesmos motivos, já que as queimadas têm sido frequentes na cidade e, em vários casos, em áreas próximas a estabelecimentos de ensino. Até o momento, no entanto, não houve nenhuma interferência na rotina escolar.