quarta-feira, janeiro 15, 2025
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Enel é notificada pelo Procon pelas falhas de fornecimento causadas pelas chuvas

por: Redação

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Segundo o órgão, as justificativas da empresa são sempre as mesmas e não há ações efetivas para solucionar o problema, que passou a ser rotina

A Enel foi notificada pelo Proncon de São Paulo pelas falhas no fornecimento de energia elétrica na capital e cidades da Região Metropolitana, ocorridas após as fortes chuvas da terça-feira, 7/1. Em toda a região, incluindo a capital, 650 imóveis ficaram sem energia elétrica, sendo que 150 mil ficaram no escuro por período prolongado.

Parte dos estragos causados pelas chuvas ocorreu em decorrência do grande número de quedas de árvores. O Corpo de Bombeiros chegou a receber mais de 160 chamados na Grande São Paulo. Além disso, foram registrados destelhamentos, chuva de granizo, desabamentos, quedas de postes, trânsito interrompido e pessoas desalojadas.

A ação de fiscalização do Procon pode ocasionar sanções à concessionária, incluindo multas, e a Enel tem sete dias para responder ao órgão o motivo de o fornecimento de energia ser interrompido a cada chuva. Segundo o Procon, as justificativas apresentadas pela empresa são sempre as mesmas e não há ações efetivas para solucionar o problema, que passou a ser rotina na região.

O Procon pede esclarecimentos detalhados da área e do número de consumidores impactados, sobre as providências adotadas para a retomada do serviço e como a informação foi passada aos consumidores. A empresa também está sendo cobrada sobre qual é a política de compensações aplicada aos consumidores que permaneceram por longos períodos sem energia elétrica em imóveis residenciais e comerciais.


Em nota a empresa, a Enel alega que “aprimorou seu plano de contingência para reduzir os impactos aos clientes em caso de contingências climáticas. O plano de ação da companhia inclui o reforço das equipes em campo, de acordo com a previsão meteorológica, a contratação de mais eletricistas próprios, o aumento da disponibilidade da frota de geradores, a ampliação da capacidade nos canais de atendimento, dentre outras medidas”.

A Enel alega ainda que “Em função dessas medidas já implementadas, após as chuvas na última terça-feira (7/1), com rajadas de vento acima de 80Km/h e queda de granizo, conseguiu restabelecer a energia para a maioria dos clientes afetados em até 30 minutos após o início da tempestade. Os demais clientes tiverem o serviço normalizado ao longo da quarta-feira (8/1), quando as equipes concluíram os trabalhos complexos de reconstrução da rede. Cabe ressaltar que o temporal causou severos danos não só no sistema elétrico, mas também na estrutura urbana de bairros da capital e cidades da Região Metropolitana.”

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