Partido, que faz parte de federação com PT e PV, afirma que o comando da campanha de Roberto Pìteri não cumpriu com acordos firmados para a campanha
O PCdoB anunciou na quarta-feira, 2/10, que retirou as candidaturas de seus membros a vereador na eleição municipal. O anúncio foi feito nas redes sociais pelo presidente da legenda em Barueri, André Alexandre.
O partido já vinha demonstrando descontentamento com relação a forma como era tratado pelo comando da campanha de Roberto Piteri, da qual fazia parte. No anúncio da renúncia, André afirmou que o prefeito Rubens Furlan não cumpriu com acordos fechados anteriormente.
“Nós fomos preteridos da distribuição dos recursos para a campanha”, explica André. “Eles mandaram material mas não enviaram verba para bancarmos pessoal para fazer a distribuição. Está tudo acumulado na sede”, afirma ele. “Nós do PCdoB não seremos escada para ninguém.”
O PCdoB é integrante da federação Brasil da Esperança, que tem ainda PT e PV. Na prática, nas eleições os três partidos funcionam como se fossem um só, para efeito de contagem de votos.
Como o PCdoB tinha seis candidatos a vereador, a chapa fica desfalcada desses nomes, já que eventuais votos aos membros do partido serão anulados. Isso cria dificuldade para a federação, que tem planos de conseguir ao menos uma cadeira na câmara e conta com nomes como o vereador Keu Oliveira e o ex-secretário de Meio Ambiente Marco Antonio de Oliveira, o Bidu.