Departamento informa que as multas sempre são enviadas pelo correio ao endereço do motorista
O Detran alerta a população sobre falsos avisos deixados sobre os para-brisas de automóveis estacionados e informa que as multas são enviadas sempre pelos Correios, ao endereço do condutor.
Além disso, o Detran-SP não aplica multas ligadas a estacionamento, já que esse tipo de infração é de competência do município onde ocorreu a infração.
O órgão explica também que não envia documentos com valores para pagamentos, mas com um QR Code que direciona ao site oficial do Detran-SP, onde o condutor pode encontrar informações sobre a infração, os meios para recorrer e como quitar a multa. As consultas às multas também podem ser consultadas pela Carteira Digital de Trânsito.
Caso o condutor seja vítima de golpe ou tentativa de fraude, deve registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, pelo link delegaciaeletronica.policial.sp.gob.br. A denúncia também pode ser realizada pelo Fala SP, que é um canal de comunicação que unifica manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação aos órgãos e entidades do governo do estado, pelo link fala.sp.gov.br.