Frente fria que chega do Sul e muda o clima na Região Metropolitana traz também vendavais com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h
A Defesa Civil emitiu um alerta à população sobre ventanias nesta sexta-feira, 23/8 e no sábado, 24/8. Uma frente fria que avança do Sul para o Sudeste, associada a um ciclone extratropical, podem originar vendavais, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, a partir da tarde de sexta-feira, 23/8, com possíveis descargas atmosféricas no sábado, 24/8.
Conforme explica a Defesa Civil, os vendavais são provocados pelo deslocamento violento de massas de ar, com velocidades entre 88 e 102 km/h. Normalmente, as fortes ventanias são acompanhadas de tempestades, causando o risco de quedas de árvores e danos às plantações e à fiação elétrica, provocando interrupções no fornecimento de energia e nas comunicações telefônicas. Os imóveis e automóveis também correm risco de dano, devido à força do vento.
A indicação é que sejam evitados durante o período de ventanias os esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting.
Caso seja surpreendida pelo vendaval, a pessoa deve procurar um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; manter distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes; não realizar trabalhos com andaimes e encaixes metálicos; se estiver dirigindo, evitar passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras. Ao ser noticiado sobre um vendaval, desligar os aparelhos elétricos e o gás e colocar no piso os objetos que possam cair.
Após as rajadas de vento, não se deve mexer nos cabos de rede elétrica caídos e a Defesa Civil ou Bombeiros devem ser comunicados.